10.11.11

Você não é ruim moça, ruim são os acontecimentos. O perigo que ele traz para nós.

  Não é culpa tua, nem dela e nem dele, Antonia. Culpa da vida mesmo. Culpa dessa vida medíocre que sempre coloca a perna na frente quando estamos correndo na frente dela. Você cai, rala o joelho e talvez também as mãos na hora de se apoiar da queda. Uns remédios, uns dias e lá se foi a dor... Só sobra esse machucado com casca, logo ferida e vezenquando cicatriz. 
  Deixa eu chegar mais perto, segurar essa mão machucada, que carrega tantos problemas e pesos e desesperos de querer ser tudo. Você já é tudo, mulher. Não foi a falta da presença, nem seu desvio de atenção que causaram essa mágoa profunda em teu coração. É preciso sempre endireitar o caminho para andar em linha reta. Mas é impossível endireitar o caminho sem esquecer algumas ferramentas para trás. Tem gente que tropeça nelas, se machuca e se chateia com você por ter esquecido a tal. Mas não te preocupa que logo você se lembra e volta e pede desculpas e se ajeita e se endireita e continua sendo tudo. E então a pessoa esquece porque percebe o quão maravilhosa e dedicada és.
  Podemos procurar justificativas para tal acontecimento se você quiser, mas do que adianta se a dor permanece? Se não dá pra conviver com esse vazio e nem com a decepção de sua total segurança nele... Fique só, Antonia. Talvez apareça alguém que realmente valha tanto ou que não valha nada. Quem é que nos garante alguma coisa nessa vida? Não desacredite de Deus agora, ele que te mostrou os buracos do caminho. Você pode desfazer essa muralha de 5 anos ou passar por cima dela e construir outras, formar um grande prédio... Quem sabe? A única pessoa que eu conheço que passa por cima de tudo o que quer está agora na minha frente chorando.
  Sempre haverá monstros de olhos imensos por cima de nossos sonhos, por cima de nossas construções. Mas eles sempre caem. Talvez ela tenha sido uma, mas não adianta sentir raiva ou ódio ou qualquer sentimento ruim por alguém que você nunca sentiu energia. O que traz uma pessoa ao mundo? Ela sempre vem por algum motivo, vezes até para que você descubra o seu... Sabe, não é fácil controlar o coração e a cabeça ao mesmo tempo. Então sinta a cabeça e tenha pena do sentimento que se formou dentro dela. A energia dele é tão boa para nós desprezarmos certos valores emergidos de outras pessoas que com ele convive. 24 horas não são só suas, Antonia. Agir certo no tempo errado é erro rápido.
  Vem cá que eu nem sempre consigo ser assim contigo, mas queria ser... Tem sabonete antibacteriano no banheiro? Eu sei lavar as mãos da mesma forma que você lavava as minhas quando eu caía de bicicleta. A gente senta juntas e eu te compro um picolé e te faço enriquecer de mim e esquecer do sujo, do pobre, das mentiras e erros e "poderia ter agido deste jeito e tudo mudaria". O que é pra acontecer, irá acontecer... Sabe? Agora eu o desconheço. Mas você eu já conheço por inteiro e quero conhecer mais desse lado que nunca me permitiu ver.
 Desmarco sua agenda, te canto uma canção de mãe e te falo milhões de tópicos da sua magnitude. Tiro a mochila que contém atrasos e escola e cheques e cartões; clientes chatos insuportáveis com grana pra barganhar. Coloco um tênis e corro contigo para bem longe e te mostro que não é preciso ser mãe, bonita e profissional, dona de casa e esposa. Só precisa ser você e nada mais basta. Apenas mostre a sua mão e já será tudo que sempre foi.

Um comentário: